É possível afirmar que, em meados do século XVII, houve duas revoluções na Inglaterra. Uma, a que venceu, estabeleceu os sagrados direitos de propriedade, conferiu poder político aos proprietários e removeu tudo que impedia o triunfo da ideologia dos homens com propriedades — ou seja, da ética protestante. Houve, porém, outra revolução, que nunca chegou a se concretizar, embora de tempos em tempos ameaçasse acontecer. Ela poderia haver estabelecido um sistema comunal de propriedade e uma democracia muito mais ampla nas instituições legais e políticas; poderia, também, haver retirado da Igreja Anglicana o seu caráter oficial e repudiado a ética protestante.
HILL, Christopher. O mundo de ponta cabeças. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. Adaptado.
Em relação à “outra revolução” à qual o autor faz referência, leia as afirmativas abaixo:
I. Trata-se de movimentos organizados por diversos grupos religiosos, como os batistas, quacres, dentre outros, que propunham novas soluções, religiosas, para os problemas políticos e sociais, como o retorno ao catolicismo.
II. Refere-se, dentre outros, ao movimento Levellers (niveladores), que na década de 1640 fez campanha pela tolerância religiosa e por uma reformulação radical da política, propondo a permanência da monarquia, após a guerra civil inglesa.
III. Refere-se aos grupos de radicais católicos conhecidos como Diggers (escavadores), que propunham uma espécie de estado teocrático, tendo Deus como chefe da nação, em oposição aos poderes da sociedade e do Estado monárquico.
IV. Refere-se aos radicais puritanos do New Model Army, de Cromwell, que tentaram ganhar o controle do exército e transformar a Revolução Puritana em algo que poderia ser chamado de democracia popular.
Está CORRETO o que se afirma em: