Observe a charge a seguir.
O efeito de humor pretendido pelo autor centra-se no emprego de determinada palavra. O mecanismo linguístico que permite esse jogo de palavras é a
Leia o texto a seguir.
Minha mãe era boa criatura. Quando lhe morreu o marido, Pedro de Albuquerque Santiago, contava trinta e um anos de idade, e podia voltar para Itaguaí. Não quis; preferiu ficar perto da igreja em que meu pai fora sepultado. Vendeu a fazendola e os escravos, comprou alguns que pôs ao ganho ou alugou uma dúzia de prédios, certo número de apólices, e deixou-se estar na casa de Mata-cavalos, onde vivera os dois últimos anos de casada. Era filha de uma senhora mineira, descendente de outra paulista, a família Fernandes.
ASSIS, MACHADO de. Dom Casmurro. Nova Aguilar: Rio de Janeiro, 1994, p. 7.
Narrativas normalmente apoiam-se no uso sistemático de certos tempos verbais para sequenciar os eventos descritos. Nesse excerto de Machado de Assis, o uso do
Difícil encontrar quem nunca tenha lido ou ouvido a história de João e Maria. Fábula transmitida oralmente pela Europa e impressa em livro pela primeira vez no fim do século 17, pelo francês Charles Perrault, com o nome de O pequeno polegar, a história ganhou em mais de três séculos variadas adaptações, sendo transportada não somente para a literatura, como também para teatro, cinema e artes plásticas. A partir das impactantes ilustrações de Lorenzo Mattotti, o escritor Neil Gaiman dá desta vez sua cara ao texto, mantendo-se bem próximo do conto tradicional, cativando novos pequenos leitores, mas igualmente expondo com sutileza o âmago da dor dos pais que preferem abandonar seus filhos na floresta para não os ver morrendo de fome durante a recessão provocada pela guerra. (Gustavo Ranieri).
Revista da Cultura, ed. 101, dez. 2015, p. 12.
Os gêneros textuais apresentam, dentre outras características, a função a que se destinam e o uso que se pretende fazer deles. Considerando essas informações, o texto lido pode ser caracterizado como
Para Umberto Eco, na criação, não existe um caminho único, aliás esta foi sua grande recusa. Para ele, pode-se escrever um romance a partir de uma pesquisa ou um ensaio. Foi o caso de O Pêndulo de Foucault (1989), a conspiração de sociedades secretas com intenções de governar o mundo, que nasceu de uma teoria.
Baudolino (2002), por sua vez, resultou de ideias elaboradas em torno da falsificação. Assim, segundo o autor, a invenção pode produzir a realidade e o contrário também acontece. Depois de escrever O Cemitério de Praga (2011) — onde a única figura inventada é o protagonista Simone Simonini, provando que basta falar de algo para esse algo passar a existir —, Umberto Eco teve a ideia de elaborar uma teoria, que resultou no livro Construir o Inimigo (2011). Significa dizer que nada impede também que uma teoria nascida de uma obra de ficção redunde em outra ficção.
Zero Hora, PROA, 27/02/2016, p. 2.
A leitura do texto sobre algumas ideias do escritor italiano Umberto Eco permite afirmar CORRETAMENTE que
Leia o texto a seguir.
Terra Fantasma
Uma tragédia de um século ainda assombra Armênia e Turquia.
Um cenotáfio de pedra em Yerevan, capital da Armênia, reverencia esse trágico acontecimento, que o povo armênio chama de Medz Yeghern, ou “Grande Catástrofe”. Toda primavera, em 24 de abril, o dia em que começaram os pogrons, milhares de peregrinos sobem um morro urbano até esse memorial. Passam em fila diante de uma chama perene, símbolo da memória eterna, e deixam ali uma pequena montanha de flores. Cerca de 100 quilômetros a noroeste, a apenas centenas de metros do outro lado da fronteira com a Turquia, jazem as ruínas de um monumento, mais antigo e talvez mais apropriado, aos cruéis padecimentos dos armênios: Ani.
Ani foi a capital medieval de um poderoso reino etnicamente armênio cujo centro ficava na Anatólia Oriental, a vasta península asiática que hoje abrange a maior parte da Turquia. Essa rica metrópole, situada de permeio entre os trechos setentrionais da lendária Rota da Seda, fervilhava com 100 mil habitantes. Seus bazares transbordavam de peles, especiarias, metais preciosos. Uma muralha de pedras claras protegia a urbe de potenciais invasores.
National Geographic, abril/2016, p. 88.
Os textos, mesmo pertencendo à esfera jornalística, são passíveis de escolhas lexicais e sintáticas que contribuem para uma identificação de posicionamento de quem os escreve. No texto lido, é possível identificar como um trecho que, por suas escolhas lexicais, representa opinião do autor:
Leia o texto a seguir e assinale o que se pede.
A Violência dos Heróis
Do ponto de vista religioso, e a despeito de todas as guerras e injustiças cometidas em nome de Deus, a violência só destrói. Mas a perspectiva religiosa, embora da maior importância na formação da consciência humanística no Ocidente, não pode nem deve ser dominante em todas as instâncias da vida em sociedade. No campo da ética e da política, a violência é aceita e até incentivada em situações-limite. A mais clássica dessas situações é aquela em que os povos lutam por sua liberdade. Desde a bíblica retirada do povo hebreu do Egito, a histórica Joana d’Arc ou a guerra contra o nazismo no século passado, concede-se aos libertadores o direito de recorrer a métodos violentos contra a tirania opressora.
É o que se vê em graus diferentes na Ucrânia e na vizinha Venezuela. Os militantes que estão nas ruas têm a seu favor o fato de erguerem barricadas para livrar-se de regimes falidos, injustos ou ditatoriais. São rebeldes secundados por amplo apoio popular. Eles representam forças políticas legítimas, libertárias e transformadoras, que visam a construir sociedades mais modernas e viáveis. São heróis de um novo tempo.
Que contraste gigantesco com os rebeldes sem causa que se insurgiram contra uma democracia e infernizaram as ruas brasileiras, os Black Blocs. Esses vândalos representam apenas a si mesmos e não empunham nenhuma bandeira reivindicatória discernível. Apostam apenas no caos pelo caos.
Veja, 26 fev. 2014, p.13. (Adaptado).
De acordo com a organização das ideias e as estruturas linguísticas do texto anterior, é CORRETO afirmar que