Para Umberto Eco, na criação, não existe um caminho único, aliás esta foi sua grande recusa. Para ele, pode-se escrever um romance a partir de uma pesquisa ou um ensaio. Foi o caso de O Pêndulo de Foucault (1989), a conspiração de sociedades secretas com intenções de governar o mundo, que nasceu de uma teoria.
Baudolino (2002), por sua vez, resultou de ideias elaboradas em torno da falsificação. Assim, segundo o autor, a invenção pode produzir a realidade e o contrário também acontece. Depois de escrever O Cemitério de Praga (2011) — onde a única figura inventada é o protagonista Simone Simonini, provando que basta falar de algo para esse algo passar a existir —, Umberto Eco teve a ideia de elaborar uma teoria, que resultou no livro Construir o Inimigo (2011). Significa dizer que nada impede também que uma teoria nascida de uma obra de ficção redunde em outra ficção.
Zero Hora, PROA, 27/02/2016, p. 2.
A leitura do texto sobre algumas ideias do escritor italiano Umberto Eco permite afirmar CORRETAMENTE que