Leia os dois poemas, a seguir, de Oswald de Andrade, e responda à questão.
A Descoberta
Seguimos nosso caminho por este mar de longo
Até a oitava da Páscoa
Topamos aves
E houvemos vista de terra
os selvagens
Mostraram-lhes uma galinha
Quase haviam medo dela
E não queriam por a mão
E depois a tomaram como espantados
primeiro chá
Depois de dançarem
Diogo Dias
Fez o salto real Não permita
as meninas da gare
Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha.
Canto de Regresso à Pátria
Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase que mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo.
(ANDRADE, Oswald. Poesias Reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. p.80 e p.144.)
Com base nos poemas, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Oswald de Andrade, em consonância com o Modernismo, procura retratar o sentimento nacionalista a partir da idealização da pátria e de seus elementos.
( ) Oswald de Andrade é autor do Manifesto Antropofágico, que realça a contradição violenta entre as duas culturas formadoras da cultura brasileira: de um lado, a ameríndia e a africana, e, de outro, a latina (de herança cultural europeia).
( ) Os dois poemas se apresentam como releituras de textos consagrados no intuito de resgatar e homenagear as obras originais e seus autores, mantendo a essência ideológica e temática dos textos originais.
( ) O primeiro poema mantém uma relação de intertextualidade com a Carta de Pero Vaz de Caminha.
( ) No segundo poema, Oswald de Andrade faz uma paródia da Canção do Exílio com relação ao sonho da terra prometida, a partir de uma visão irônica, urbana e crítica do sentimento do exilado.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.