A situação da pandemia provocada pelo COVID-19, tendo como consequência necessária a medida de isolamento social, demandou às escolas, num primeiro momento, a suspensão das atividades presenciais. Nesse sentido, as redes escolares, privadas e públicas, depararam-se com inúmeros desafios sobre a viabilização do processo remoto de escolarização. Um dos principais desafios teve a ver com a aquisição de dispositivos (computador, smartphone, tablets etc.) e o acesso à internet de qualidade. Uma pesquisa realizada com 1000 alunos, quanto ao tipo de equipamento com que acessam a internet para assistir as aulas remotas, constatou que:
• 20% dos alunos utilizam somente computador portátil;
• 12% dos alunos utilizam somente tablet;
• 35% dos alunos utilizam somente celular;
• 28% dos alunos utilizam tablet;
• 40% dos alunos utilizam computador portátil;
• 58% dos alunos utilizam celular;
• 11% dos alunos utilizam somente computador portátil e celular.
Tomando por base os dados desta pesquisa e considerando que existem alunos que utilizam computador portátil, tablet e celular, e, além disso, sempre existem alunos que utilizam dois dos equipamentos, é correto afirmar que o número de alunos que acessam a internet para assistir as aulas remotas, utilizando mais de um equipamento, é