Observe o texto abaixo e responda à questão
LEI Nº 12.990, DE 9 DE JUNHO DE 2014.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono ______ seguinte Lei:
Art. 1° Ficam reservadas aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União, na forma desta Lei.
§ 1° A reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior ___ 3 (três).
§ 2° Na hipótese de quantitativo fracionado para o número de vagas reservadas __ candidatos negros, esse será aumentado para o primeiro número inteiro subsequente, em caso de fração igual ou maior que 0,5 (cinco décimos), ou diminuído para número inteiro imediatamente inferior, em caso de fração menor que 0,5 (cinco décimos).
§ 3° A reserva de vagas a candidatos negros constará expressamente dos editais dos concursos públicos, que deverão especificar o total de vagas correspondentes____ reserva para cada cargo ou emprego público oferecido.
Art. 2° Poderão concorrer ___vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto.
(BRASIL. LEI Nº 12.990, DE 9 DE JUNHO DE 2014. . Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L12990.htm. Acessado em 20/11/2016)
Respectivamente, as lacunas ficam preenchidas de modo correto com a seguinte sequência:
Observe o texto e responda à questão:
O Photoshop afetou a percepção da realidade
No início, o Photoshop era um programa de computador bem simples, que pouco mais fazia do que exibir imagens reticuladas nas telas monocromáticas de então. Vinte e cinco anos depois, ele está entre os mais desenvolvidos aplicativos para processamento digital de fotos do mundo.
E fez escola: até por ser originalmente caro, ele deu origem a todo um setor de programação, com bons sucessores a preços bem mais acessíveis ou até mesmo grátis.
Hoje, os programas de processamento de imagens são onipresentes: as fotos transformadas com sua ajuda estão nos computadores, smartphones, redes sociais, revistas de moda – e também no subconsciente humano.
As pessoas hoje estão tão acostumadas a imagens modificadas, filtradas e manipuladas, que fotografias não processadas até parecem estranhas. Fotos de personalidades em estado natural têm muitas vezes um efeito chocante – e são divulgadas como tal na internet.
Apresentar as grandes estrelas tais como são – com sua celulite ou pele oleosa e cheia de cravos – é tema frequente de debate. Mais recentemente, as "transgressoras" foram a cantora Beyoncé e a modelo Cindy Crawford.
Quer as reações sejam positivas, quer negativas, as fotos colocadas na rede inflamam mais uma vez a discussão sobre se essa manipulação do imaginário pessoal é válida, e quais seus efeitos. Em razão disso, é possível observar que atualmente a idealização das imagens na mídia é, definitivamente, antes a regra do que a exceção.
São incontáveis as possibilidades de modificar digitalmente a aparência de uma pessoa para aproximá-la de certo ideal de beleza. Podem-se alongar pescoço e pernas, aumentar ou achatar bustos, acentuar as maçãs do rosto, tornar os cabelos mais densos, clarear ou bronzear a pele, à vontade.
“A indústria da moda, como um todo, se comporta de um jeito altamente questionável”, critica o especialista em mídia Thomas Knieper: “Quando se alonga as pernas das estrelas, se afina sua cintura e faz desaparecer as rugas e outros defeitos, as pessoas tendem a admirá-las incontrolavelmente e a imitá-las.”
Estudos demonstram que quem consome regularmente as fotografias processadas das revistas de moda em algum ponto passa a acreditar que aquilo que vê seja a norma. Isso aumenta o risco de anomalias como anorexia ou bulimia.
“Essas fotos são capazes de causar depressão em gente que não se sente capaz de alcançar os padrões de beleza impostos pelas mídias. Elas percebem que não conseguem se aproximar de seu ideal nem com dietas e operações de beleza. (...)
(WELLE ,Deutsche.. O Photoshop afetou a percepção da realidade . 2015. Disponível em < http://www.cartacapital.com.br/cultura/o-photoshop-afetou-a-percepcao-da-realidade. 6342.html. Acessado em 13/11/2018)
De acordo com o texto, os argumentos que justificam o título é:
I - No início, o Photoshop era um programa de computador bem simples, que pouco mais fazia do que exibir imagens reticuladas nas telas monocromáticas de então.
II - Hoje, os programas de processamento de imagens são onipresentes: as fotos transformadas com sua ajuda estão nos computadores, smartphones, redes sociais, revistas de moda – e também no subconsciente humano.
III - As pessoas hoje estão tão acostumadas a imagens modificadas, filtradas e manipuladas, que fotografias não processadas até parecem estranhas.
IV - Essas fotos são capazes de causar depressão em gente que não se sente capaz de alcançar os padrões de beleza impostos pelas mídias.
Estão corretas:
Observe o texto e responda à questão:
O Photoshop afetou a percepção da realidade
No início, o Photoshop era um programa de computador bem simples, que pouco mais fazia do que exibir imagens reticuladas nas telas monocromáticas de então. Vinte e cinco anos depois, ele está entre os mais desenvolvidos aplicativos para processamento digital de fotos do mundo.
E fez escola: até por ser originalmente caro, ele deu origem a todo um setor de programação, com bons sucessores a preços bem mais acessíveis ou até mesmo grátis.
Hoje, os programas de processamento de imagens são onipresentes: as fotos transformadas com sua ajuda estão nos computadores, smartphones, redes sociais, revistas de moda – e também no subconsciente humano.
As pessoas hoje estão tão acostumadas a imagens modificadas, filtradas e manipuladas, que fotografias não processadas até parecem estranhas. Fotos de personalidades em estado natural têm muitas vezes um efeito chocante – e são divulgadas como tal na internet.
Apresentar as grandes estrelas tais como são – com sua celulite ou pele oleosa e cheia de cravos – é tema frequente de debate. Mais recentemente, as "transgressoras" foram a cantora Beyoncé e a modelo Cindy Crawford.
Quer as reações sejam positivas, quer negativas, as fotos colocadas na rede inflamam mais uma vez a discussão sobre se essa manipulação do imaginário pessoal é válida, e quais seus efeitos. Em razão disso, é possível observar que atualmente a idealização das imagens na mídia é, definitivamente, antes a regra do que a exceção.
São incontáveis as possibilidades de modificar digitalmente a aparência de uma pessoa para aproximá-la de certo ideal de beleza. Podem-se alongar pescoço e pernas, aumentar ou achatar bustos, acentuar as maçãs do rosto, tornar os cabelos mais densos, clarear ou bronzear a pele, à vontade.
“A indústria da moda, como um todo, se comporta de um jeito altamente questionável”, critica o especialista em mídia Thomas Knieper: “Quando se alonga as pernas das estrelas, se afina sua cintura e faz desaparecer as rugas e outros defeitos, as pessoas tendem a admirá-las incontrolavelmente e a imitá-las.”
Estudos demonstram que quem consome regularmente as fotografias processadas das revistas de moda em algum ponto passa a acreditar que aquilo que vê seja a norma. Isso aumenta o risco de anomalias como anorexia ou bulimia.
“Essas fotos são capazes de causar depressão em gente que não se sente capaz de alcançar os padrões de beleza impostos pelas mídias. Elas percebem que não conseguem se aproximar de seu ideal nem com dietas e operações de beleza. (...)
(WELLE ,Deutsche.. O Photoshop afetou a percepção da realidade . 2015. Disponível em < http://www.cartacapital.com.br/cultura/o-photoshop-afetou-a-percepcao-da-realidade. 6342.html. Acessado em 13/11/2018)
Podemos inferir do texto que:
Observe o texto e responda à questão:
O Photoshop afetou a percepção da realidade
No início, o Photoshop era um programa de computador bem simples, que pouco mais fazia do que exibir imagens reticuladas nas telas monocromáticas de então. Vinte e cinco anos depois, ele está entre os mais desenvolvidos aplicativos para processamento digital de fotos do mundo.
E fez escola: até por ser originalmente caro, ele deu origem a todo um setor de programação, com bons sucessores a preços bem mais acessíveis ou até mesmo grátis.
Hoje, os programas de processamento de imagens são onipresentes: as fotos transformadas com sua ajuda estão nos computadores, smartphones, redes sociais, revistas de moda – e também no subconsciente humano.
As pessoas hoje estão tão acostumadas a imagens modificadas, filtradas e manipuladas, que fotografias não processadas até parecem estranhas. Fotos de personalidades em estado natural têm muitas vezes um efeito chocante – e são divulgadas como tal na internet.
Apresentar as grandes estrelas tais como são – com sua celulite ou pele oleosa e cheia de cravos – é tema frequente de debate. Mais recentemente, as "transgressoras" foram a cantora Beyoncé e a modelo Cindy Crawford.
Quer as reações sejam positivas, quer negativas, as fotos colocadas na rede inflamam mais uma vez a discussão sobre se essa manipulação do imaginário pessoal é válida, e quais seus efeitos. Em razão disso, é possível observar que atualmente a idealização das imagens na mídia é, definitivamente, antes a regra do que a exceção.
São incontáveis as possibilidades de modificar digitalmente a aparência de uma pessoa para aproximá-la de certo ideal de beleza. Podem-se alongar pescoço e pernas, aumentar ou achatar bustos, acentuar as maçãs do rosto, tornar os cabelos mais densos, clarear ou bronzear a pele, à vontade.
“A indústria da moda, como um todo, se comporta de um jeito altamente questionável”, critica o especialista em mídia Thomas Knieper: “Quando se alonga as pernas das estrelas, se afina sua cintura e faz desaparecer as rugas e outros defeitos, as pessoas tendem a admirá-las incontrolavelmente e a imitá-las.”
Estudos demonstram que quem consome regularmente as fotografias processadas das revistas de moda em algum ponto passa a acreditar que aquilo que vê seja a norma. Isso aumenta o risco de anomalias como anorexia ou bulimia.
“Essas fotos são capazes de causar depressão em gente que não se sente capaz de alcançar os padrões de beleza impostos pelas mídias. Elas percebem que não conseguem se aproximar de seu ideal nem com dietas e operações de beleza. (...)
(WELLE ,Deutsche.. O Photoshop afetou a percepção da realidade . 2015. Disponível em < http://www.cartacapital.com.br/cultura/o-photoshop-afetou-a-percepcao-da-realidade. 6342.html. Acessado em 13/11/2018)
Em “Estudos demonstram que quem consome regularmente as fotografias processadas das revistas de moda em algum ponto passa a acreditar que aquilo que vê seja a norma”, coaduna com esse recorte o seguinte argumento:
Observe o texto e responda à questão:
O Photoshop afetou a percepção da realidade
No início, o Photoshop era um programa de computador bem simples, que pouco mais fazia do que exibir imagens reticuladas nas telas monocromáticas de então. Vinte e cinco anos depois, ele está entre os mais desenvolvidos aplicativos para processamento digital de fotos do mundo.
E fez escola: até por ser originalmente caro, ele deu origem a todo um setor de programação, com bons sucessores a preços bem mais acessíveis ou até mesmo grátis.
Hoje, os programas de processamento de imagens são onipresentes: as fotos transformadas com sua ajuda estão nos computadores, smartphones, redes sociais, revistas de moda – e também no subconsciente humano.
As pessoas hoje estão tão acostumadas a imagens modificadas, filtradas e manipuladas, que fotografias não processadas até parecem estranhas. Fotos de personalidades em estado natural têm muitas vezes um efeito chocante – e são divulgadas como tal na internet.
Apresentar as grandes estrelas tais como são – com sua celulite ou pele oleosa e cheia de cravos – é tema frequente de debate. Mais recentemente, as "transgressoras" foram a cantora Beyoncé e a modelo Cindy Crawford.
Quer as reações sejam positivas, quer negativas, as fotos colocadas na rede inflamam mais uma vez a discussão sobre se essa manipulação do imaginário pessoal é válida, e quais seus efeitos. Em razão disso, é possível observar que atualmente a idealização das imagens na mídia é, definitivamente, antes a regra do que a exceção.
São incontáveis as possibilidades de modificar digitalmente a aparência de uma pessoa para aproximá-la de certo ideal de beleza. Podem-se alongar pescoço e pernas, aumentar ou achatar bustos, acentuar as maçãs do rosto, tornar os cabelos mais densos, clarear ou bronzear a pele, à vontade.
“A indústria da moda, como um todo, se comporta de um jeito altamente questionável”, critica o especialista em mídia Thomas Knieper: “Quando se alonga as pernas das estrelas, se afina sua cintura e faz desaparecer as rugas e outros defeitos, as pessoas tendem a admirá-las incontrolavelmente e a imitá-las.”
Estudos demonstram que quem consome regularmente as fotografias processadas das revistas de moda em algum ponto passa a acreditar que aquilo que vê seja a norma. Isso aumenta o risco de anomalias como anorexia ou bulimia.
“Essas fotos são capazes de causar depressão em gente que não se sente capaz de alcançar os padrões de beleza impostos pelas mídias. Elas percebem que não conseguem se aproximar de seu ideal nem com dietas e operações de beleza. (...)
(WELLE ,Deutsche.. O Photoshop afetou a percepção da realidade . 2015. Disponível em < http://www.cartacapital.com.br/cultura/o-photoshop-afetou-a-percepcao-da-realidade. 6342.html. Acessado em 13/11/2018)
Em “A indústria da moda, como um todo, se comporta de um jeito altamente questionável”. De acordo com o texto, o termo em destaque significa:
Observe o texto e responda à questão:
O Photoshop afetou a percepção da realidade
No início, o Photoshop era um programa de computador bem simples, que pouco mais fazia do que exibir imagens reticuladas nas telas monocromáticas de então. Vinte e cinco anos depois, ele está entre os mais desenvolvidos aplicativos para processamento digital de fotos do mundo.
E fez escola: até por ser originalmente caro, ele deu origem a todo um setor de programação, com bons sucessores a preços bem mais acessíveis ou até mesmo grátis.
Hoje, os programas de processamento de imagens são onipresentes: as fotos transformadas com sua ajuda estão nos computadores, smartphones, redes sociais, revistas de moda – e também no subconsciente humano.
As pessoas hoje estão tão acostumadas a imagens modificadas, filtradas e manipuladas, que fotografias não processadas até parecem estranhas. Fotos de personalidades em estado natural têm muitas vezes um efeito chocante – e são divulgadas como tal na internet.
Apresentar as grandes estrelas tais como são – com sua celulite ou pele oleosa e cheia de cravos – é tema frequente de debate. Mais recentemente, as "transgressoras" foram a cantora Beyoncé e a modelo Cindy Crawford.
Quer as reações sejam positivas, quer negativas, as fotos colocadas na rede inflamam mais uma vez a discussão sobre se essa manipulação do imaginário pessoal é válida, e quais seus efeitos. Em razão disso, é possível observar que atualmente a idealização das imagens na mídia é, definitivamente, antes a regra do que a exceção.
São incontáveis as possibilidades de modificar digitalmente a aparência de uma pessoa para aproximá-la de certo ideal de beleza. Podem-se alongar pescoço e pernas, aumentar ou achatar bustos, acentuar as maçãs do rosto, tornar os cabelos mais densos, clarear ou bronzear a pele, à vontade.
“A indústria da moda, como um todo, se comporta de um jeito altamente questionável”, critica o especialista em mídia Thomas Knieper: “Quando se alonga as pernas das estrelas, se afina sua cintura e faz desaparecer as rugas e outros defeitos, as pessoas tendem a admirá-las incontrolavelmente e a imitá-las.”
Estudos demonstram que quem consome regularmente as fotografias processadas das revistas de moda em algum ponto passa a acreditar que aquilo que vê seja a norma. Isso aumenta o risco de anomalias como anorexia ou bulimia.
“Essas fotos são capazes de causar depressão em gente que não se sente capaz de alcançar os padrões de beleza impostos pelas mídias. Elas percebem que não conseguem se aproximar de seu ideal nem com dietas e operações de beleza. (...)
(WELLE ,Deutsche.. O Photoshop afetou a percepção da realidade . 2015. Disponível em < http://www.cartacapital.com.br/cultura/o-photoshop-afetou-a-percepcao-da-realidade. 6342.html. Acessado em 13/11/2018)
Em “São incontáveis as possibilidades de modificar digitalmente a aparência de uma pessoa para aproximá-la de certo ideal de beleza.”, o pronome destacado se refere a qual termo?