Texto II
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?
(Ibid., página 106)
Texto III
4º Motivo da Rosa
Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.
Rosas verás, só de cinza franzida,
mortas intactas pelo teu jardim.
Eu deixo aroma até nos meus espinhos,
ao longe, o vento vai falando em mim.
E por perder-me é que me vão lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.
(Ibid., página 308)
Avalie as seguintes afirmações sobre os textos em questão.
I- Os três textos, embora circunscritos no Modernismo brasileiro, são expressos, em termos formais, segundo padrões ditados pela poética tradicional.
II- Os textos confirmam que a sua autora ultrapassa a fase inicial do período modernista (Geração de 22), cujo momento é marcado, em outras, por características como o nacionalismo e experimentalismo.
III- Os textos em questão podem ser, explicitamente, ser classificados como metapoemas, pois configuram uma poesia de autorreferência, ou seja, uma reflexão do significado do fazer poético.
IV- O texto III é o único que apresenta regularidade métrica; os demais são construídos por meio de versos não isométricos.
V- A transitoriedade da vida ou dos valores do mundo é tema marcante na obra da autora, sendo exemplificado apenas pelos textos II e III.