Para responder à questão, leia atentamente o texto.
TEXTO
limites ao léu
POESIA: "words set to music" (Dante via Pound), "uma viagem ao desconhecido" (Maiakovski), "cernes e medulas" (Ezra Pound), "a fala do infalável” (Goethe), "linguagem voltada para a sua própria materialidade" (Jakobson), "permanente hesitação entre som e sentido" (Paul Valéry), "fundação do ser mediante a palavra" (Heidegger), "a religião original da humanidade" (Novalis), "as melhores palavras na melhor ordem" (Coleridge), "emoção relembrada na tranquilidade" (Wordsworth), "ciência e paixão" (Alfred de Vigny), "se faz com palavras, não com ideias" (Mallarmé), "música que se faz com ideias" (Ricardo Reis/Fernando Pessoa), "um fingimento deveras" (Fernando Pessoa), "criticism of life" (Mathew Arnold), "palavra-coisa" (Sartre), "linguagem em estado de pureza selvagem" (Octavio Paz), "poetry is to inspire" (Bob Dylan), "design de linguagem" (Décio Pignatari), "lo imposible hecho posible" (García Lorca), "aquilo que se perde na tradução" (Robert Frost), "a liberdade da minha linguagem" (Paulo Leminski)...
(LEMINSKI, Paulo. In: Toda Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 246. Adapt. à nova ortografia.)
No poema “limites ao léu”, Leminski apresenta, em sequência, uma série de citações famosas que procuram conceituar o que é a complexa manifestação da poesia.
Algumas dessas conceituações possuem similaridades, direcionando-se mais para os procedimentos formais/linguísticos da escrita, ou então para as potencialidades semânticas da Literatura.
Partindo dessa premissa, marque a única alternativa, dentre as seguintes, que conceitua a poesia de forma significativamente distinta das demais: