MAIS TEMPO EM SALA DE AULA
[1] Embora obedeça, da mesma forma que outros Estados,
ao cumprimento dos 200 dias letivos previstos pela Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Rio Grande do Sul
está entre as unidades da federação que oferecem uma das
[5] menores médias diárias de horas-aula.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Edu-
cacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam 4,2 aulas por dia
cumpridas pelos estudantes gaúchos, 12 minutos a menos
que a média nacional. Somando-se os minutos, que pare-
[10] cem poucos à primeira vista, o resultado são 10 dias a me-
nos de aulas por ano. À diferença fica ainda mais gritante se
feita a comparação com São Paulo e o Distrito Federal, os
campeões nacionais, que mantêm seus alunos por cinco ho-
ras diárias em sala de aula.
[15] Com apenas quatro horas de estudos, sem contar o tem-
po gasto no intervalo entre uma disciplina e outra, sem con-
siderar a dispersão típica de crianças e adolescentes até que
o professor consiga fazer com que se interessem e se con-
centrem nos estudos e trabalhos propostos, além da neces-
[20] sária interrupção para o lanche, o que resta para alunos e
professores é muito pouco para o desenvolvimento das ativi-
dades pedagógicas.
É desnecessário dizer que não basta ampliar a carga ho-
rária, é preciso qualificá-la. Assim como se sabe que para
[25] colocar em prática um projeto de ampliação do tempo em
sala de aula, como fez São Paulo uma década atrás, é im-
prescindível melhorar a infraestrutura das escolas e ter pes-
soal — professores e quadro técnico em geral - suficiente e
capacitado para atender os alunos. À orientação para que se
[30] cumpram cinco horas por dia já existe, mas ela esbarra nes-
ses dois pontos — pessoal e infraestrutura.
Só estender o horário não melhora a qualidade do ensi-
no, mas o descaso com a carga horária é certamente um dos
entraves para a melhoria da educação no estado. É um bom
[35] tema de casa para os administradores educacionais neste
ano letivo que se inicia na rede pública estadual.
Zero Hora, 1º de março de 2010
Assinale a alternativa cuja afirmação está de acordo com ideias expressas no texto.