Durante mais da metade do século XX, a fotografia documental foi basicamente feita com câmeras que utilizavam apenas objetivas de 50 mm. Um dos nomes mais venerados da história fotográfica, Henri Cartier-Bresson, considerado o pai do fotojornalismo moderno, construiu praticamente toda a sua carreira utilizando esse tipo de objetiva.
Cartier-Bresson, quando jovem, desenvolveu um profundo interesse pelas artes, em especial pela pintura. Entretanto, esse interesse foi substituído pelo seu amor à fotografia. Até hoje ele é reverenciado pela fotografia reproduzida anteriormente. Na foto, Bresson capturou um jovem pulando sobre uma poça em pleno ar. A imagem tem uma agradável simetria entre a figura principal e as grades refletidas na água. Além disso, o anúncio de acrobatas, à esquerda, a escada, os anéis de metal e o jovem saltando lembram muito um circo.
Internet: focusfoto.com.br e noticias.universia.com.br (com adaptações).
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Uma das características da obra de Cartier-Bresson é o fato de ele utilizar vários elementos de composição e equilíbrio das artes também nas suas fotografias.