Com apenas 11 anos, Nada al-Ahdal, do Iêmen, parecia condenada ao destino de milhões de jovens mulheres em países muçulmanos: o casamento arranjado. Mas, contrária à decisão dos pais, ela decidiu fugir de casa para evitar o enlace. Gravou um vídeo denunciando a situação que em apenas dois dias foi visto por mais de 5,6 milhões de pessoas no You Tube. Mesmo que pouco tempo depois tenha sido questionado, com denúncias de que a família da menina já teria recusado a proposta de casamento antes mesmo de ela virar uma celebridade, o episódio iniciou um debate sobre a liberdade das mulheres no mundo islâmico.
(Galileu, abril/2014 – trecho)
Analisando o emprego do mecanismo linguístico registrado em “Gravou um vídeo denunciando a situação que em apenas dois dias foi visto por mais de 5,6 milhões de pessoas no You Tube”, é verdadeiro dizer-se que
I O uso da voz passiva verbal constitui um recurso argumentativo.
II O autor intencionalmente coloca em evidência o vídeo, deixando as pessoas em segundo plano.
III Estimula a percepção de que a tecnologia exerce influência sobre as pessoas.