A Arte Moderna caracteriza-se pela oposição aos padrões acadêmicos, que se intensificaram a partir do Renascimento, no qual a escultura tornou-se um trabalho técnico de imitação da natureza. Com Rodin, no final do século XIX, revalorizou-se a materialidade na escultura ocidental.
Com base no enunciado, relacione as séries de imagens de esculturas modernas, na coluna da esquerda, com as informações sobre os artistas, na coluna da direita.
(A) Edgar Degas investigou a gravidade a partir da figura humana em movimento, possibilitando a livre articulação do volumeno espaço de forma inventiva e bem elaborada. As suas figuras realçam a pobreza inventiva da escultura europeia dependente de estereótipos clássicos desde a Renascença.
(B) Amílcar de Castro trabalhou principalmente com cortes e dobras em chapas de metal, valorizando os vazios nas composições, de modo que suas formas permitem o livre uso dos espaços como partes essenciais da escultura. Influenciado por procedimentos construtivos, elaborou obras em grande escala para espaços públicos.
(C) Henry Moore limitou sua escultura a poucos temas, como a figura reclinada. Sua obra possui um poder expressivo que não tinha o propósito de reproduzir as aparências naturais, mas explorar a vitalidade orgânica dos materiais. Estilizava as figuras e explorava a passagem de luz, relacionando volumes e espaços que se definem mutuamente.
(D) Maria Martins foi influenciada pelas lendas brasileiras e pelos surrealistas europeus refugiados em Nova Iorque. Suas esculturas apresentam anatomia distendida e distorcida. Explorou formas arredondadas em criaturas híbridas e imaginárias pertencentes aos mitos e fantasias, queevocam a transformação e a metamorfose e transmitem uma impressão de mobilidade do corpo com suas contorções, estiramentos e ondulações.
(E) Constantin Brancusi rompeu com a representação e investigou a condição de “objeto” da escultura. A partir da influência de Rodin, explorou e pesquisou as materialidades da madeira, da pedra e do metal, entalhando e fundindo formas geométricas e orgânicas, abstratas e simbólicas. A forma e a estrutura são ordenadas não mais por referência ao mundo externo, mas pela articulação direta da percepção do espectador.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.