TEXTO
Um dos refrãos mais ouvidos nos dias de hoje é:
“tem que haver respeito às diferenças”! Em diferentes
situações de agressão, clamamos pelo respeito à
pessoa, às leis, aos direitos, aos deveres, à justiça. O
[5] que significa de fato esse respeito? O que buscamos
quando gritamos por respeito?
A palavra ou o conceito respeito é atribuído, no
caso da presente reflexão, às diferenças. Por isso quero
lembrar algo sobre o sentido da palavra respeito. Sua
[10] origem está no latim respectus e indica um sentimento
de apreço, consideração, deferência, algo que merece
um segundo olhar, uma segunda chance, uma segunda
atenção.
Não tem a ver com concordância com a posição
[15] alheia, mas permissão para que ela se manifeste
livremente quando não cause dano a outrem. Respeito
exige reciprocidade e aí entramos num terreno muito
complexo que, de certa forma, está ausente nas
instituições sociais mantidas pelo capitalismo vigente, o
[20] maior educador de nosso povo. E isso porque, quando
pensamos em respeito e reciprocidade, já temos um
quadro mental interpretativo em que submetemos uns
aos outros.
Respeitar o diferente não é convencê-lo a aderir
[25] ao modelo de comportamento que eu apresento como
correto ou que a mídia determinou como correto. Tal
forma de respeito, na realidade, é um sutil autoritarismo,
um convencimento de que o diferente tem que ser igual
a mim mesmo, se eu o afirmo como diferente. Sou eu
[30] que afirmo o outro/a como diferente.
Por isso, colocar a palavra respeito como anterior
às diferenças significa, de certa forma, limitá-las a uma
espécie de ordem interpretativa, visto que sozinha
a palavra não se dá a si mesma um significado. E a
[35] pergunta que surge imediatamente é: quem estabelece
o significado e a ordem do respeito, quem a determina,
quem a promove? Estamos dessa forma diante das
múltiplas interpretações e dos limites que a palavra
respeito contém.
[40] Respeito às diferenças sexuais! Respeito às
diferentes etnias! Respeito às diferentes idades!
Respeito às leis! Respeito à floresta, à terra, aos rios,
aos mares… Tudo tem que ter respeito, mas como se
pode viver e entender algo mais desse respeito? O
[45] que fazer para que ele seja efetivo em favorecer o bem
comum?
Diante dessa difícil tarefa, tenho dificuldades com
as afirmações sobre respeito ilimitado ou absoluto.
Creio que esse absoluto não existe, isso porque não
[50] o experimentamos. Minha existência no mundo é por
si só limitada a esse momento no qual vivo, ao espaço
que ocupo, à minha educação, à minha família, a tudo o
que recebi. Sou o que sinto, sou as minhas simpatias e
antipatias, sou os interesses que defendo e os valores
[55] que prezo. Tudo isso sou eu, meu corpo, corpo aberto
a tantas coisas e, ao mesmo tempo, limitado a tantas
outras.
Por isso não posso respeitar todas as diferenças
e todas as opiniões. Não posso respeitar tudo no
[60] sentido de ter que acolher algumas formas de existir
que me agridem, ameaçam, matam, destroem minhas
convicções, minha maneira de estar no mundo. Tudo
isso para afirmar que o respeito às diferenças não pode
ser absoluto, não é experimentado como absoluto, mas
[65] é limitado aos nossos próprios limites.
Meu corpo é minha abertura e meu limite em todas
as relações. Nossos corpos são aberturas e limites
situados e datados. Por isso o discurso sobre o respeito
às diferenças é, às vezes, muito banal, e inconsistente.
[70] Para esse discurso ter consistência numa sociedade
plural como a nossa precisa ser apoiado e secundado
por direitos sociais efetivos, por leis que garantam a
convivência e promovam de fato relações de justiça. A
afirmação de direitos cidadãos é exigida na convivência
[75] social e dá respaldo à falta de respeito explicitada de
múltiplas formas.
Sair da mentira de certos idealismos políticos, de
certas crenças religiosas que apenas acolhem pelas
palavras, se faz necessário. Como enfrentar-nos a
[80] nossa própria hipocrisia? Como enfrentar-nos aos
nossos próprios absolutos mentirosos?
Um caminho é o do conhecimento de nós mesmos,
do hábito de pensar sobre nossa vida, de aprender
com nossa própria história desde a nossa infância.
[85] Tal aprendizado nos leva a acolher a unilateralidade
e, portanto, o limite de minha percepção, de minha
perspectiva, de meu saber, de minha opinião, de meu
sentimento, de minha diferença.
Tudo parece um círculo vicioso e sem saída. Mas
[90] não é. Não é sem saída dentro dos limites provisórios de
nossa história porque podemos tentar mudar de lugar,
perceber de outro ponto o mundo que nos constitui e
envolve.
Podemos apreender os limites de nossa
[95] humanidade comum e conviver juntos. Podemos captar
e reconhecer nossas emoções e desejos de poder.
Podemos nos ajudar a entender a nossa convivência
sempre de novo.
E é essa a tarefa ética da Política e da Educação em suas diferentes expressões. Alargar visões, abrir às necessidades
[100] vitais de todos para todos, mostrar a interdependência entre as pessoas, a riqueza e a necessidade da diversidade,
a multiplicidade de aspectos da vida que permitem às ciências de tocar na franja do tecido humano. Nossas próprias
emoções podem ser educadas mesmo se sofremos com esses processos de limite da ‘infinitude’ de nossos desejos de
dominação. De fato algo pode mudar em nossos comportamentos.
DIÁLOGOS DA FÉ. O que é mesmo respeito às diferenças? Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/o-que-emesmo-o-respeito-as-diferencas/. Acesso em: 8 jan.2020. Adaptado.
“Por isso o discurso sobre o respeito às diferenças é, às vezes, muito banal, e inconsistente.” (l. 68-69).
Marque com V ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas que apresentam propostas que contradigam a mensagem do trecho destacado.
( ) Concordar com a posição alheia é uma forma de respeito às ideias do outro, principalmente se esse se mostra diferente de mim.
( ) Permitir que haja expressão de livre pensamento, mesmo que esse venha em forma de agressão ao outro, é exercitar o respeito às diferenças.
( ) O efetivo respeito às diferenças deve ser cultivado nas diferentes instituições educativas e sociais, essas são, de fato, o maior educador de nosso povo.
( ) Questionar os modelos institucionais sobre o real valor de seus ideais e crenças é uma forma de banir a hipocrisia e promover a inclusão dos diferentes.
( ) Promover políticas públicas que respeitam às necessidades vitais de sobrevivência de todos, desenvolvendo a irmandade entre as pessoas, é o caminho para se perceber a grandeza da diversidade humana.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a