Texto 2
O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
BANDEIRA, Manuel. O Bicho. In: ____.
Estrela da Vida Inteira. 20. ed. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira: 1993. p. 201.
Texto 4
"Fabiano ia satisfeito. Sim senhor,
arrumara-se. Chegara naquele estado, com
a família morrendo de fome, comendo raízes.
Caíra no fim do pátio, debaixo de um
juazeiro, depois tomara conta da casa
deserta. Ele, a mulher e os filhos tinham-se
habituado à camarinha escura, pareciam
ratos – e a lembrança dos sofrimentos
passados esmorecera."
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record,
1980. Excerto.
Texto 3
[....]
— Severino, retirante,
pois não sei o que lhe conte;
sempre que cruzo este rio
costumo tomar a ponte;
quanto ao vazio do estômago,
se cruza quando se come.
— Seu José, mestre carpina,
e quando ponte não há?
quando os vazios da fome
não se tem com que cruzar?
quando esses rios sem água
são grandes braços de mar?
— Severino, retirante,
o meu amigo é bem moço
sei que a miséria é mar largo,
não é como qualquer poço:
mas sei que para cruzá-la
vale bem qualquer esforço.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. In:
ZILBERMAN, R. (Org.) João Cabral de Melo Neto: poemas
para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. Excerto.
Texto 5
"Chegou a desolação da primeira fome.
Vinha seca e trágica, surgindo no fundo sujo
dos sacos vazios, na descarnada nudez das
latas raspadas.
– Mãezinha, cadê a janta?
– Cala a boca, menino! Já vem!
– Vem lá o quê!…
Angustiado, Chico Bento apalpava os
bolsos… nem um triste vintém azinhavrado…"
QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1980. Excerto.
Texto 6
Em diálogo com a sociedade, as manifestações artísticas representam mimeticamente temas sociais. No Modernismo brasileiro, diversos poetas, ficcionistas e pintores representaram a temática social da fome, por meio de múltiplas perspectivas.
Com base na leitura dos Textos 2, 3, 4, 5 e 6, e reconhecendo as características das diversas fases do Modernismo brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.