O mapa a seguir ilustra os casos acumulados de Covid-19 no Brasil até 12 de agosto de 2020. A difusão espacial da Covid-19 seguiu a hierarquia da rede urbana e o nível de centralidade de cada cidade. A divisão territorial do trabalho se estende nesse sistema de cidades, constituído como resultado da organização e da formação da rede de transportes. Além disso, destaca-se uma distribuição espacial baseada no transporte aéreo, substancialmente complementado pela rede rodoviária, elucidando importantes estágios, como se vê a seguir.
Com base na descrição apresentada e no mapa, e considerando que a difusão espacial da Covid-19 no Brasil teve estágios de avanço no território, relacione a coluna da esquerda com a da direita.
(I) Estágio 1
(II) Estágio 2
(III) Estágio 3
(IV) Estágio 4
(V) Estágio 5
(A) O contágio no espaço intraurbano e interurbano, especialmente pelos sistemas de transporte público e alguns equipamentos urbanos de maior utilização e circulação, com seu espalhamento por meio do automóvel individual.
(B) Das cidades-polos regionais para sua hinterlândia, como Chapecó e Concórdia, no oeste catarinense, e Londrina e Maringá, no norte paranaense.
(C) Pelas ligações inter-regionais, com destaque para aquelas entre as capitais e seu interior mais dinâmico (as cidades-polos). Como exemplo, pode-se citar, no Amazonas, a conexão de Manaus com Tefé, Tabatinga e Parintins.
(D) O contágio pelas interações sociais locais/regionais e por meio de relações externas/internacionais (por exemplo, voos da Europa para Guarulhos, em São Paulo, e para o Galeão, no Rio de Janeiro, e sua influência na rede urbana da hinterlândia aeroportuária).
(E) A disseminação por redes de múltiplos circuitos e contaminação de retorno, gerando novas ondas de infecção no Brasil, como nas regiões metropolitanas de Fortaleza (CE), São Luís (MA), Belém (PA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Assinale a alternativa que contém a associação correta.