As figuras mostram imagens escultóricas concebidas em períodos artísticos distintos.
Assinale a alternativa que indica o que há em comum nas referidas esculturas.
Texto I
No Brasil, o futebol começou oficialmente em 1894, quando as primeiras bolas aqui chegaram pelas mãos de Charles Miller, um brasileiro que, naquele ano, retornava da Inglaterra, onde fora
estudar.
Era necessário ter recursos para adquirir as chuteiras e dividir as despesas com a compra das bolas e dos uniformes. Por isso, inicialmente o jogo só era praticado por rapazes ricos. Se, por um lado, o futebol crescia nos clubes organizados, por outro também aumentava o número de seus praticantes em campos improvisados. Em São Paulo, nas margens dos rios Pinheiros e Tietê, na atual baixada do Glicério, ou no vale do riacho Pacaembu, havia incontáveis campos de futebol, que, por aproveitarem as várzeas dos rios, acabaram sendo qualificados como “futebol varzeano”. Hoje, essa é a denominação daquele futebol jogado por times de bairros ou pequenos clubes, não necessariamente em várzeas.
(Adaptado de: WITTER, J. S. Breve História do Futebol. São Paulo: FTD, 1996, p.10-18.)
De acordo com as figuras e os conhecimentos sobre o Modernismo, considere as afirmativas a seguir.
I. A pintura (Fig. 1) foi concebida com a gestualidade empregada no expressionismo.
II. A fotografia (Fig. 2) apresenta-se como registro de um momento histórico.
III. A pintura (Fig. 1) apresenta aspectos da arte naïf, identificados desde o assunto abordado até a sua configuração.
IV. A disposição dos jogadores na fotografia (Fig. 2) atesta o seu caráter de manifestação artística.
Assinale a alternativa correta.
Texto II
Neste trabalho de Aguillar, em meio a rostos sem face, temos todo um time que se identifica, tão somente, pela camisa da seleção. Não sabemos, entretanto, quem “veste a camisa” brasileira naquele momento da realidade do País.
(Adaptado de: . Acesso em 18 maio 2010.)
Com relação à pintura (Fig. 3), considere as afirmativas a seguir.
I. Os elementos visuais e o modo como foram empregados são geradores de sentido.
II. As manchas na altura dos rostos atestam o caráter figurativo da pintura.
III. O aspecto escorrido é parte do processo de construção da pintura.
IV. As distorções ocorrem em virtude da crítica feita pelo artista.
Assinale a alternativa correta.
Observe as figuras 4 e 5 a seguir.
Considerando os aspectos formais e informais para a leitura das imagens, é correto afirmar que a fotografia e a obra de Degas
Texto IV
O cavalo anda nas pontas dos cascos. Nenhum animal se parece tanto com uma estrela do corpo de balé quanto um puro sangue em perfeito equilíbrio, que a mão de quem o monta parece manter suspenso. Degas pintou-o e procurou concentrar todos os aspectos e funções do cavalo de corrida: treinamento, velocidade, apostas e fraudes, beleza, elegância suprema. Ele foi um dos primeiros a estudar as verdadeiras figuras do nobre animal em movimento, por meio dos instantâneos do grande Muybridge. De resto, amava e apreciava a fotografia, em uma época em que os artistas a desdenhavam ou não ousavam confessar que a utilizavam.
(Adaptado de: VALÉRY, P. Degas Dança Desenho. São Paulo: Cosac & Naif, 2003, p. 77.)
Com relação à pintura, ao desenho e à fotografia na modernidade, considere as afirmativas a seguir.
I. Degas deixou de incorporar, em seu trabalho, a inversão dos planos, proporcionada pela fotografia.
II. Para Degas, a fotografia permitiu apurar o sentido sobre a percepção da realidade.
III. Com Degas, a fotografia assumiu o estatuto de arte como substituta da pintura e do desenho.
IV. Degas traz para a pintura e o desenho novos rumos no que se refere ao registro do movimento.
Assinale a alternativa correta.
A escultura Discóbolo de Míron representa a importância dada pelos gregos à atividade física.
Sobre o papel da ginástica na educação dos guardiães, na obra “A República”, de Platão, considere as afirmativas a seguir.
I. Ao lado da música, a ginástica desempenha papel fundamental no processo de educação dos guardiães.
II. O robustecimento físico é importante para os guardiães, motivo pelo qual a ginástica deve ser ministrada desde a infância.
III. O cultivo pleno do espírito deve prevalecer sobre o cuidado com a formação do corpo, bem como guiá-lo.
IV. A ginástica dos guardiães deve ser mais exigente se comparada à ministrada para os guerreiros.
Assinale a alternativa correta.