Sermão Vigésimo Sétimo com o Santíssimo Sacramento Exposto
Sabei, pois, todos os que sois chamados escravos, que não é escravo tudo o que sois. Todo o homem é composto de corpo e alma, mas o que se chama escravo não é todo o homem, senão só a metade dele. Até os gentios, que tinham pouco conhecimento das almas, conheceram esta verdade e fizeram esta
distinção. E qual é esta metade escrava e que tem senhor, ao qual é obrigada a servir? Não há dúvida que é a metade mais vil, o corpo.
De maneira, irmãos pretos, que o cativeiro que padeceis, por mais duro e áspero que seja ou vos pareça, não é cativeiro total, ou de tudo o que sois, senão meio cativeiro. Sois cativos naquela metade exterior e mais vil de vós mesmos, que é o corpo, porém, na outra metade interior e nobilíssima, que é a alma, principalmente no que a ela pertence, não sois cativos, mas livres.
[...]
Oh! ditosos vós, outra e mil vezes, como dizia, se assim como Deus vos deu a graça do estado, vos der também o conhecimento e bom uso dele! Sabeis qual é o estado do vosso cativeiro, se usardes bem dos meios que ele traz consigo, sem acrescentardes nenhum outro? É um estado, não só de religião, mas uma das religiões mais austeras de toda a Igreja. É religião segundo o instituto apostólico e divino, porque, se fazeis o que sois obrigados, não servis a homens, senão a Deus, e com título nomeadamente de servos de Cristo [...]. Se servis por força, e de má vontade, sois apóstatas da vossa religião; mas, se servis com boa vontade, conformando a vossa com a divina, sois verdadeiros servos de Cristo: Domino Christo servite.
Crede, crede tudo o que vos tenho dito, que tudo, como já vos adverti, é de fé, e sobre esta fé levantai vossas esperanças, não só ao céu, senão ao que agora ouvireis que lá vos está aparelhado. Oh! que mudança de fortuna será então a vossa, e que pasmo e confusão para os que hoje têm tão pouca humanidade que a desprezam, e tão pouco entendimento que a não invejam! Dizei-me: se assim como vós nesta vida servis a vossos senhores, eles na outra vida vos houveram de servir a vós, não seria uma mudança muito notável, e uma glória para vós nunca imaginada? Pois, sabei que não há de ser assim, porque seria muito pouco. Não vos diz Deus que quando servis a vossos senhores não sirvais como quem serve a homens, senão como quem serve a Deus? Pois, esta grande mudança de fortuna que digo, não há de ser entre vós e eles, senão entre vós e Deus. Os que vos hão de servir no céu, não hão de ser vossos senhores, que muitos pode ser que não vão lá; mas quem vos há de servir é o mesmo Deus em pessoa. Deus é o que vos há de servir no céu, porque vós o serviste na terra.
(Padre António Vieira, Obra completa: Sermões do Rosário. Maria Rosa Mística I. São Paulo: Edições Loyola, tomo II, vol. 8.)
O padre António Vieira, conforme se lê em seu Sermão XXVII, propõe-se a uma retórica consolatória aos escravizados negros na colônia. A partir dos trechos selecionados, pode-se afirmar que os argumentos elaborados por Vieira se resumem a duas ideias centrais.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas ideias.