A frase que melhor expressa a essência dessa mensagem é a transcrita em
Trechos do discurso proferido na sessão especial de comemoração dos 60 anos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no dia 31 de maio de 2012, na Câmara Municipal de Salvador.
[...] Algumas das janelas de que trata o Artigo III do poema de Thiago de Mello “Os Estatutos do Homem” foram abertas pela e para a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que, ao longo de sua história, tem sido um campo verde e fértil, onde muitas esperanças brotaram e se transformaram em realidade, onde muitas vidas desabrocharam para a vida verdadeira, pois nela milhares de jovens tornaram-se e vão continuar se tornando profissionais competentes na delicada arte de cuidar da saúde de pessoas e comunidades que necessitam dos nossos conhecimentos científicos, técnicos e, especialmente, de nossas habilidades e atitudes impregnadas de humanismo, as quais, cotidianamente, diferenciam nossos alunos e ex-alunos onde quer que eles atuem, porque, além de profissionais da saúde, eles são e agem também como cidadãos e cidadãs com responsabilidade social.[...]
Fomos a primeira instituição privada do Brasil a integrar a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) por conta dos investimentos realizados no Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais. Isso nos permite participar, de forma ativa, de conferências com grupos especiais de interesse nas mais variadas áreas, as chamadas SIGs, que reúnem pesquisadores, professores e alunos de diversos centros do país. Também nos conecta com as principais universidades e centros de pesquisa do mundo. Hoje, o Ambiente Virtual de Aprendizagem faz parte do cotidiano dos cursos de graduação e pós-graduação e é usado como uma potente ferramenta para o aprendizado. [...]
Recebemos um convite e aceitamos participar, com grande alegria e senso de responsabilidade, do Parque Tecnológico da Bahia, projeto que une o poder público, a comunidade acadêmica e a iniciativa privada num centro de pesquisa e inovação voltado para o desenvolvimento de produtos e processos tão necessários à modernização tecnológica do Nordeste. Participaremos com três linhas de pesquisa e produção: fármacos, kits de diagnósticos e vacinas.
Sabemos quem fomos, sabemos quem somos e também sabemos aonde queremos chegar. Estamos nos preparando para os próximos sessenta anos e, quando eles chegarem, serão outros que estarão aqui, nesta casa, serão outros que se lembrarão de nós, outros que contarão velhas e novas histórias, outros que comemorarão, como nós estamos fazendo agora, uma senhora de 120 anos, ainda mais bela, forte, lúcida, generosa, ousada, criativa, segura, amorosa, experiente, consciente da importância de seu papel como instituição formadora e produtora de conhecimento e tecnologia.
Dra. SOLIANI, Maria Luísa Carvalho. Discurso. Disponível em:< https://silo.tips/download/excelentissimas-autoridades-aqui-presentes >. Acesso em: abr. 2022. Com ajustes.
A Dra. Maria Luísa Carvalho Soliani, Reitora da Escola Bahiana, no seu discurso em comemoração aos 60 anos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública,
Trechos do discurso proferido na sessão especial de comemoração dos 60 anos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no dia 31 de maio de 2012, na Câmara Municipal de Salvador.
[...] Algumas das janelas de que trata o Artigo III do poema de Thiago de Mello “Os Estatutos do Homem” foram abertas pela e para a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que, ao longo de sua história, tem sido um campo verde e fértil, onde muitas esperanças brotaram e se transformaram em realidade, onde muitas vidas desabrocharam para a vida verdadeira, pois nela milhares de jovens tornaram-se e vão continuar se tornando profissionais competentes na delicada arte de cuidar da saúde de pessoas e comunidades que necessitam dos nossos conhecimentos científicos, técnicos e, especialmente, de nossas habilidades e atitudes impregnadas de humanismo, as quais, cotidianamente, diferenciam nossos alunos e ex-alunos onde quer que eles atuem, porque, além de profissionais da saúde, eles são e agem também como cidadãos e cidadãs com responsabilidade social.[...]
Fomos a primeira instituição privada do Brasil a integrar a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) por conta dos investimentos realizados no Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais. Isso nos permite participar, de forma ativa, de conferências com grupos especiais de interesse nas mais variadas áreas, as chamadas SIGs, que reúnem pesquisadores, professores e alunos de diversos centros do país. Também nos conecta com as principais universidades e centros de pesquisa do mundo. Hoje, o Ambiente Virtual de Aprendizagem faz parte do cotidiano dos cursos de graduação e pós-graduação e é usado como uma potente ferramenta para o aprendizado. [...]
Recebemos um convite e aceitamos participar, com grande alegria e senso de responsabilidade, do Parque Tecnológico da Bahia, projeto que une o poder público, a comunidade acadêmica e a iniciativa privada num centro de pesquisa e inovação voltado para o desenvolvimento de produtos e processos tão necessários à modernização tecnológica do Nordeste. Participaremos com três linhas de pesquisa e produção: fármacos, kits de diagnósticos e vacinas.
Sabemos quem fomos, sabemos quem somos e também sabemos aonde queremos chegar. Estamos nos preparando para os próximos sessenta anos e, quando eles chegarem, serão outros que estarão aqui, nesta casa, serão outros que se lembrarão de nós, outros que contarão velhas e novas histórias, outros que comemorarão, como nós estamos fazendo agora, uma senhora de 120 anos, ainda mais bela, forte, lúcida, generosa, ousada, criativa, segura, amorosa, experiente, consciente da importância de seu papel como instituição formadora e produtora de conhecimento e tecnologia.
Dra. SOLIANI, Maria Luísa Carvalho. Discurso. Disponível em:< https://silo.tips/download/excelentissimas-autoridades-aqui-presentes >. Acesso em: abr. 2022. Com ajustes.
A análise que se faz dos elementos linguísticos presentes na tessitura do texto está correta na alternativa
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A entrevista clínica cria oportunidades para obter uma boa anamnese. É um procedimento essencial no processo de cuidado sempre que o médico se comporta com capacidade de respeito, interesse, autenticidade, coerência e compreensão empática. A anamnese favorece o reconhecimento do outro, suas necessidades, medos e angústias. Dessa forma, representa a base para a prática do profissional. A entrevista é um dos elementos essenciais do encontro clínico, consagrado desde Hipócrates, com o nome “anamnese”, palavra de origem grega, formada por aná (trazer de volta, lembrar) e mnēsis (memória), ou seja, trazer de volta todos os fatos relacionados com a doença e o paciente. A anamnese tem três objetivos: identificar a doença, conhecer o paciente e estabelecer uma boa relação médico-paciente. Através da entrevista médica, a história clínica é construída, incluindo elementos biográficos.
Portanto não é o simples registro de uma conversa; é mais do que isso: o resultado de um diálogo com objetivos explícitos, conduzido pelo médico, cujo conteúdo está sendo criticamente elaborado por ele. Para exercer essa competência clínica, o profissional precisa de conhecimento e habilidades a fim de adquirir e interpretar os significados dos dados coletados, sendo necessário estabelecer um vínculo inicial ao apresentar-se e cumprimentar o paciente, sempre expressando interesse e respeito. Posteriormente, é indispensável verificar os motivos da consulta, ouvir o paciente e realizar uma varreura para abortar todas as suas queixas e preocupações.
Almeida CBM, Gotardo DRG. Introduction to semiology: construction of clinical history. reflections of a digital extension course. J. Educ. Health. 2022; e.3743. Disponível em: http://dx.doi. org. 2022.e 3745. JOURNALS BAHIANA School of Medicine and Public Health.
De acordo com o discurso das autoras do texto sobre a anamnese, está correto o que se afirma em
A entrevista clínica cria oportunidades para obter uma boa anamnese. É um procedimento essencial no processo de cuidado sempre que o médico se comporta com capacidade de respeito, interesse, autenticidade, coerência e compreensão empática. A anamnese favorece o reconhecimento do outro, suas necessidades, medos e angústias. Dessa forma, representa a base para a prática do profissional. A entrevista é um dos elementos essenciais do encontro clínico, consagrado desde Hipócrates, com o nome “anamnese”, palavra de origem grega, formada por aná (trazer de volta, lembrar) e mnēsis (memória), ou seja, trazer de volta todos os fatos relacionados com a doença e o paciente. A anamnese tem três objetivos: identificar a doença, conhecer o paciente e estabelecer uma boa relação médico-paciente. Através da entrevista médica, a história clínica é construída, incluindo elementos biográficos.
Portanto não é o simples registro de uma conversa; é mais do que isso: o resultado de um diálogo com objetivos explícitos, conduzido pelo médico, cujo conteúdo está sendo criticamente elaborado por ele. Para exercer essa competência clínica, o profissional precisa de conhecimento e habilidades a fim de adquirir e interpretar os significados dos dados coletados, sendo necessário estabelecer um vínculo inicial ao apresentar-se e cumprimentar o paciente, sempre expressando interesse e respeito. Posteriormente, é indispensável verificar os motivos da consulta, ouvir o paciente e realizar uma varreura para abortar todas as suas queixas e preocupações.
Almeida CBM, Gotardo DRG. Introduction to semiology: construction of clinical history. reflections of a digital extension course. J. Educ. Health. 2022; e.3743. Disponível em: http://dx.doi. org. 2022.e 3745. JOURNALS BAHIANA School of Medicine and Public Health.
Sobre os elementos linguísticos que servem para evidenciar o caráter argumentativo do texto, é correto afirmar: