Leia os versos destacados de três poemas da parte “Geografia”, do livro Coral e outros poemas, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Ingrina
O grito da cigarra ergue a tarde a seu cimo e o perfume do orégão invade a felicidade. [...]
Eu me perdi
[...]
Eu me busquei no vento e me encontrei no mar
E nunca
Um navio da costa se afastou
Sem me levar
Da transparência
Senhor libertai-nos do jogo perigoso da transparência
No fundo do mar da nossa alma não há corais nem búzios
Mas sufocado sonho
[...]
Considere as seguintes afirmações sobre os versos no contexto dos poemas.
I - A poesia de Sophia está profundamente marcada pelo contato com a natureza, muito especialmente com o mar.
II - Sophia recupera fatos históricos e míticos, através de longos poemas épicos, repletos de elogios às figuras célebres.
III- O olhar do sujeito lírico revela dupla dimensão, que parte das pequenas coisas, passa pela paisagem e se une ao todo, revelando a importância da existência.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão está relacionada ao texto.
Texto
Carducci saía do atelier. Sandro tentou seguir
adiante, mas o fotógrafo já o chamava.
- É comigo?
- Sim. Não gostaria de conhecer meu
[5] estabelecimento?
Sandro ia dar uma desculpa, mas o gesto do
outro, imperioso e afável, acabou por vencê-lo.
Dentro do estúdio vagava um cheiro de
líquidos perigosos. Sandro conhecia ........ o
[10] método fotográfico, apenas o que entrevia no
indigente estúdio de Paolo Pappalardo, em
Ancona. O que Nadar ocultara, Carducci hoje
mostrava. Abriu a tampa de uma caixa-baú
organizada em compartimentos quadrangulares.
[15] Ali estavam, acomodados, vidros transparentes
de diversos tamanhos, com rótulos em francês.
Continham pós e soluções. Também ........ funis,
tubos milimetrados, pequenos cálices em
formato de sino e uma balança. No verso da
[20] tampa, um carimbo oval, em pirogravura:
Charles Chevalier – Paris.
- É meu material – disse Carducci. – Essa
caixa já vem pronta, da França, pelo porto de
Montevidéu. Acompanha uma câmara portátil e
[25] um pequeno manual para os amadores. Claro
que os pós e os líquidos acabam, mas ali – e
mostrava uma sucessão de garrafas numa
prateleira – está a reposição que eu mesmo
providencio. Agora vou lhe explicar como isso
[30] funciona. E colocou um vaso com flores de tule
sobre a sua mesinha de trabalho. Fotografou-o,
revelou a chapa e copiou-a.
- Que tal? Não parece um quadro? Em preto
e branco, mas um quadro.
[35] - Bonito.
- Quer que lhe tire uma foto?
- Não sou bom modelo. Foi um desastre, a
última vez que me tiraram.
A cara decepcionada de Carducci, entretanto,
[40] fez com que concordasse. E posou, inquieto.
Já com a foto na mão, teve uma sensação de
alívio. Guardou-a.
- Está ótima. Quanto lhe devo?
- Esqueça. Venha para conversar. Afinal,
[45] temos o mesmo trabalho, embora cada qual a
seu modo. – Carducci tossiu de modo
preocupante. – Desculpe: como o senhor vê, a
idade não traz só experiência. Que me diz? Não
devemos criar inimizades. Somos patrícios. A
[50] cidade é tão pequena. Ademais, esse boato que
corre a seu respeito é uma infâmia. Inventarem
uma coisa dessas...
Sandro tornou-se sensível ........ generosidade.
- Virei qualquer dia desses. Aguarde.
Adaptado de: ASSIS BRASIL, L. A. O pintor de retratos. Porto Alegre: L&PM, 2002.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 09, 17 e 53, nessa ordem.
Instrução: A questão está relacionada ao texto.
Texto
Carducci saía do atelier. Sandro tentou seguir
adiante, mas o fotógrafo já o chamava.
- É comigo?
- Sim. Não gostaria de conhecer meu
[5] estabelecimento?
Sandro ia dar uma desculpa, mas o gesto do
outro, imperioso e afável, acabou por vencê-lo.
Dentro do estúdio vagava um cheiro de
líquidos perigosos. Sandro conhecia ........ o
[10] método fotográfico, apenas o que entrevia no
indigente estúdio de Paolo Pappalardo, em
Ancona. O que Nadar ocultara, Carducci hoje
mostrava. Abriu a tampa de uma caixa-baú
organizada em compartimentos quadrangulares.
[15] Ali estavam, acomodados, vidros transparentes
de diversos tamanhos, com rótulos em francês.
Continham pós e soluções. Também ........ funis,
tubos milimetrados, pequenos cálices em
formato de sino e uma balança. No verso da
[20] tampa, um carimbo oval, em pirogravura:
Charles Chevalier – Paris.
- É meu material – disse Carducci. – Essa
caixa já vem pronta, da França, pelo porto de
Montevidéu. Acompanha uma câmara portátil e
[25] um pequeno manual para os amadores. Claro
que os pós e os líquidos acabam, mas ali – e
mostrava uma sucessão de garrafas numa
prateleira – está a reposição que eu mesmo
providencio. Agora vou lhe explicar como isso
[30] funciona. E colocou um vaso com flores de tule
sobre a sua mesinha de trabalho. Fotografou-o,
revelou a chapa e copiou-a.
- Que tal? Não parece um quadro? Em preto
e branco, mas um quadro.
[35] - Bonito.
- Quer que lhe tire uma foto?
- Não sou bom modelo. Foi um desastre, a
última vez que me tiraram.
A cara decepcionada de Carducci, entretanto,
[40] fez com que concordasse. E posou, inquieto.
Já com a foto na mão, teve uma sensação de
alívio. Guardou-a.
- Está ótima. Quanto lhe devo?
- Esqueça. Venha para conversar. Afinal,
[45] temos o mesmo trabalho, embora cada qual a
seu modo. – Carducci tossiu de modo
preocupante. – Desculpe: como o senhor vê, a
idade não traz só experiência. Que me diz? Não
devemos criar inimizades. Somos patrícios. A
[50] cidade é tão pequena. Ademais, esse boato que
corre a seu respeito é uma infâmia. Inventarem
uma coisa dessas...
Sandro tornou-se sensível ........ generosidade.
- Virei qualquer dia desses. Aguarde.
Adaptado de: ASSIS BRASIL, L. A. O pintor de retratos. Porto Alegre: L&PM, 2002.
Assinale a alternativa que melhor expressa a ideia central do texto.
Instrução: A questão está relacionada ao texto.
Texto
Carducci saía do atelier. Sandro tentou seguir
adiante, mas o fotógrafo já o chamava.
- É comigo?
- Sim. Não gostaria de conhecer meu
[5] estabelecimento?
Sandro ia dar uma desculpa, mas o gesto do
outro, imperioso e afável, acabou por vencê-lo.
Dentro do estúdio vagava um cheiro de
líquidos perigosos. Sandro conhecia ........ o
[10] método fotográfico, apenas o que entrevia no
indigente estúdio de Paolo Pappalardo, em
Ancona. O que Nadar ocultara, Carducci hoje
mostrava. Abriu a tampa de uma caixa-baú
organizada em compartimentos quadrangulares.
[15] Ali estavam, acomodados, vidros transparentes
de diversos tamanhos, com rótulos em francês.
Continham pós e soluções. Também ........ funis,
tubos milimetrados, pequenos cálices em
formato de sino e uma balança. No verso da
[20] tampa, um carimbo oval, em pirogravura:
Charles Chevalier – Paris.
- É meu material – disse Carducci. – Essa
caixa já vem pronta, da França, pelo porto de
Montevidéu. Acompanha uma câmara portátil e
[25] um pequeno manual para os amadores. Claro
que os pós e os líquidos acabam, mas ali – e
mostrava uma sucessão de garrafas numa
prateleira – está a reposição que eu mesmo
providencio. Agora vou lhe explicar como isso
[30] funciona. E colocou um vaso com flores de tule
sobre a sua mesinha de trabalho. Fotografou-o,
revelou a chapa e copiou-a.
- Que tal? Não parece um quadro? Em preto
e branco, mas um quadro.
[35] - Bonito.
- Quer que lhe tire uma foto?
- Não sou bom modelo. Foi um desastre, a
última vez que me tiraram.
A cara decepcionada de Carducci, entretanto,
[40] fez com que concordasse. E posou, inquieto.
Já com a foto na mão, teve uma sensação de
alívio. Guardou-a.
- Está ótima. Quanto lhe devo?
- Esqueça. Venha para conversar. Afinal,
[45] temos o mesmo trabalho, embora cada qual a
seu modo. – Carducci tossiu de modo
preocupante. – Desculpe: como o senhor vê, a
idade não traz só experiência. Que me diz? Não
devemos criar inimizades. Somos patrícios. A
[50] cidade é tão pequena. Ademais, esse boato que
corre a seu respeito é uma infâmia. Inventarem
uma coisa dessas...
Sandro tornou-se sensível ........ generosidade.
- Virei qualquer dia desses. Aguarde.
Adaptado de: ASSIS BRASIL, L. A. O pintor de retratos. Porto Alegre: L&PM, 2002.
Considere as seguintes afirmações sobre os usos de mas (l. 02 e 06)
I - Funcionam como conjunção que colocam em relação dois segmentos com orientações de sentido distintas.
II - Mostram que o narrador apresenta o conflito do personagem Sandro entre seu desejo de seguir adiante e o de aceitar o convite do personagem Carducci.
III- Funcionam como nexo, que, na relação entre segmentos, carregam a ideia de conformidade.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão está relacionada ao texto.
Texto
Carducci saía do atelier. Sandro tentou seguir
adiante, mas o fotógrafo já o chamava.
- É comigo?
- Sim. Não gostaria de conhecer meu
[5] estabelecimento?
Sandro ia dar uma desculpa, mas o gesto do
outro, imperioso e afável, acabou por vencê-lo.
Dentro do estúdio vagava um cheiro de
líquidos perigosos. Sandro conhecia ........ o
[10] método fotográfico, apenas o que entrevia no
indigente estúdio de Paolo Pappalardo, em
Ancona. O que Nadar ocultara, Carducci hoje
mostrava. Abriu a tampa de uma caixa-baú
organizada em compartimentos quadrangulares.
[15] Ali estavam, acomodados, vidros transparentes
de diversos tamanhos, com rótulos em francês.
Continham pós e soluções. Também ........ funis,
tubos milimetrados, pequenos cálices em
formato de sino e uma balança. No verso da
[20] tampa, um carimbo oval, em pirogravura:
Charles Chevalier – Paris.
- É meu material – disse Carducci. – Essa
caixa já vem pronta, da França, pelo porto de
Montevidéu. Acompanha uma câmara portátil e
[25] um pequeno manual para os amadores. Claro
que os pós e os líquidos acabam, mas ali – e
mostrava uma sucessão de garrafas numa
prateleira – está a reposição que eu mesmo
providencio. Agora vou lhe explicar como isso
[30] funciona. E colocou um vaso com flores de tule
sobre a sua mesinha de trabalho. Fotografou-o,
revelou a chapa e copiou-a.
- Que tal? Não parece um quadro? Em preto
e branco, mas um quadro.
[35] - Bonito.
- Quer que lhe tire uma foto?
- Não sou bom modelo. Foi um desastre, a
última vez que me tiraram.
A cara decepcionada de Carducci, entretanto,
[40] fez com que concordasse. E posou, inquieto.
Já com a foto na mão, teve uma sensação de
alívio. Guardou-a.
- Está ótima. Quanto lhe devo?
- Esqueça. Venha para conversar. Afinal,
[45] temos o mesmo trabalho, embora cada qual a
seu modo. – Carducci tossiu de modo
preocupante. – Desculpe: como o senhor vê, a
idade não traz só experiência. Que me diz? Não
devemos criar inimizades. Somos patrícios. A
[50] cidade é tão pequena. Ademais, esse boato que
corre a seu respeito é uma infâmia. Inventarem
uma coisa dessas...
Sandro tornou-se sensível ........ generosidade.
- Virei qualquer dia desses. Aguarde.
Adaptado de: ASSIS BRASIL, L. A. O pintor de retratos. Porto Alegre: L&PM, 2002.
Assinale a alternativa que contém apenas palavras com dígrafos consonantais.
Instrução: A questão está relacionada ao texto.
Texto
Carducci saía do atelier. Sandro tentou seguir
adiante, mas o fotógrafo já o chamava.
- É comigo?
- Sim. Não gostaria de conhecer meu
[5] estabelecimento?
Sandro ia dar uma desculpa, mas o gesto do
outro, imperioso e afável, acabou por vencê-lo.
Dentro do estúdio vagava um cheiro de
líquidos perigosos. Sandro conhecia ........ o
[10] método fotográfico, apenas o que entrevia no
indigente estúdio de Paolo Pappalardo, em
Ancona. O que Nadar ocultara, Carducci hoje
mostrava. Abriu a tampa de uma caixa-baú
organizada em compartimentos quadrangulares.
[15] Ali estavam, acomodados, vidros transparentes
de diversos tamanhos, com rótulos em francês.
Continham pós e soluções. Também ........ funis,
tubos milimetrados, pequenos cálices em
formato de sino e uma balança. No verso da
[20] tampa, um carimbo oval, em pirogravura:
Charles Chevalier – Paris.
- É meu material – disse Carducci. – Essa
caixa já vem pronta, da França, pelo porto de
Montevidéu. Acompanha uma câmara portátil e
[25] um pequeno manual para os amadores. Claro
que os pós e os líquidos acabam, mas ali – e
mostrava uma sucessão de garrafas numa
prateleira – está a reposição que eu mesmo
providencio. Agora vou lhe explicar como isso
[30] funciona. E colocou um vaso com flores de tule
sobre a sua mesinha de trabalho. Fotografou-o,
revelou a chapa e copiou-a.
- Que tal? Não parece um quadro? Em preto
e branco, mas um quadro.
[35] - Bonito.
- Quer que lhe tire uma foto?
- Não sou bom modelo. Foi um desastre, a
última vez que me tiraram.
A cara decepcionada de Carducci, entretanto,
[40] fez com que concordasse. E posou, inquieto.
Já com a foto na mão, teve uma sensação de
alívio. Guardou-a.
- Está ótima. Quanto lhe devo?
- Esqueça. Venha para conversar. Afinal,
[45] temos o mesmo trabalho, embora cada qual a
seu modo. – Carducci tossiu de modo
preocupante. – Desculpe: como o senhor vê, a
idade não traz só experiência. Que me diz? Não
devemos criar inimizades. Somos patrícios. A
[50] cidade é tão pequena. Ademais, esse boato que
corre a seu respeito é uma infâmia. Inventarem
uma coisa dessas...
Sandro tornou-se sensível ........ generosidade.
- Virei qualquer dia desses. Aguarde.
Adaptado de: ASSIS BRASIL, L. A. O pintor de retratos. Porto Alegre: L&PM, 2002.
Várias passagens do texto apresentam sujeitos não expressos cuja referência pode ser recuperada pelo contexto.
No bloco abaixo, assinale 1 para as formas verbais cujo sujeito se refere ao personagem Carducci; e 2 para as formas verbais cujo sujeito se refere ao personagem Sandro.
( ) gostaria (l. 04).
( ) mostrava (l. 27).
( ) colocou (l. 30).
( ) concordasse (l. 40).
( ) devo (l. 43)
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é