Educação Ambiental no Universo Escolar: por que começar imediatamente?
Discutir sobre a responsabilidade ambiental é tarefa não só da família, como também da escola. Veja dicas de como começar esse trabalho.
A educação ambiental é um processo ativo e participativo que exige da sociedade um conhecimento fundamental para a criação da consciência crítica sobre as diversas questões ambientais que precisamos e precisaremos superar ao longo da vida. É fato que a humanidade está passando por um momento de desequilíbrio e desarmonia e que só com a consciência ativa de todos, podemos virar esse jogo. E justamente por isso a Educação Ambiental nas escolas é considerada uma ferramenta para a mudança de comportamento. O objetivo comum deve ser alcançar o desenvolvimento sustentável a partir de ações, concepções e mudanças de hábito, para que todos tenhamos no futuro uma relação mais harmoniosa com o planeta. Mas, e na sua escola, como estão sendo trabalhadas essas questões?
Quando falamos de meio ambiente, de quem é o papel de ensinar?
A educadora Aurélia Barbosa de Medeiros, defende em seu artigo publicado na Revista Faculdade Montes Belos que é papel da escola começar a tratar a questão ambiental na sala de aula o quanto antes:
“A cada dia que passa a questão ambiental tem sido considerada como um fato que precisa ser trabalhado com toda a sociedade e principalmente nas escolas, pois as crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão ser adultos mais preocupados com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, família e vizinhas.”
Isso acontece porque o aluno, quando entra em contato com os elementos da natureza, passa a se comportar de modo ambientalmente correto. Ao elaborar sua existência como co-dependente ao meio ambiente, a criança também passa a refletir sobre seu papel na manutenção da preservação ambiental e agir durante toda a vida como um agente da mudança.
Justamente por essa importância e pelo senso de urgência da questão, as escolas têm o papel fundamental de disseminar informações e transmitir conhecimentos relativos ao meio ambiente. Vale lembrar que o conhecimento transmitido na escola é complexo e científico, o que transforma completamente debates que antes seriam finalizados com soluções simples e corriqueiras, em verdadeiros tópicos de transformação. O desafio é grande: é necessário que os professores sejam os mediadores dessa missão educativa e para isso o corpo docente das instituições precisam estar preparados. Também é importante lembrar que o objetivo deve ser construir ações práticas, e nunca simplesmente levantar os problemas de maneira aterrorizante. É preciso que as novas gerações enxerguem esperança e dias melhores.
A escola deveria ter uma disciplina voltada para a educação ambiental?
Desde 1997 existe uma nova proposta curricular em vigência, elaborada pelo Ministério da Educação, nesta proposta denominada Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, o meio ambiente passou a ser um tema transversal nos currículos básicos do ensino fundamental, isto é, de 1ª a 8ª séries. Isso significa que não é obrigatório que a escola tenha uma matéria ou carga horária exclusiva para discutir questões relativas ao meio ambiente, mas também significa ser necessário que o assunto seja discutido diariamente, nos mais diversos aspectos e vieses de conhecimento.
A escola deve proporcionar um ambiente coerente e fornecer informações coesas e concretas para o sucesso dos projetos que trabalham o tema e os educadores devem contribuir para a formação de cidadãos conscientes e ativos nesse propósito. É fato que sendo esse assunto urgente, muitos pais valorizam a escola que fala abertamente sobre o tema, insere questões ambientais nos seus valores ou separam pelo menos 1h da semana para debater exclusivamente esse assunto.
Infelizmente em nosso país a realidade diverge do que determina a lei. A temática ambiental em muitas instituições de ensino é abordada apenas nas disciplinas de Geografia e Ciências, quando na verdade, deveria ser trabalhada pelo menos em todas as matérias ministradas em sala de aula.
Mas, se o conhecimento e a coerência ambiental, já virou habilidade necessária e essencial para conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho, por que não começar a encontrar um momento na grade curricular ou quem sabe desenvolver uma matéria exclusiva para o tema?
A escola é e sempre deverá ser o lugar onde os alunos irão adquirir os conhecimentos e transmiti-los, Logo, ela deve estar preparada para tratar as questões ambientais de maneira séria, científica e competente.
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